terça-feira, 19 de maio de 2020

"HÁ TEMPOS"


Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente
(Índios, Legião Urbana, 1986)

O tempo histórico, neste Brasil contemporâneo, sofreu um abalo tão forte vindo de um “asteroide” do campo político-ideológico, tomando forma de 2013 para cá, que terminou sendo atravessado por passados distantes, de tempos diferentes, disputando hegemonias para efetivar virtualidades históricas que não foram realizadas em nosso passado, prenunciando um futuro sombrio para o que denominamos de "civilização". Daí que “o que aconteceu ainda está por vir e o futuro não é mais como era antigamente". Há forças tentando intervir na rede histórica da humanidade, provocando oscilações nesta rede e, como numa ficção, deslocando o futuro, em seu passado não realizado, que “[...] não é mais como era antigamente”. 
E o que aconteceu que ainda pode estar por vir? Um fascismo que não chegou a adquirir contornos mais precisos e duradouros na primeira metade do século XX ainda pode se tornar nosso futuro, pois o percebemos readquirir contornos institucionais em nosso horizonte político e ideológico, de forte traço autoritário e ditatorial. Enquanto professores/as, intelectuais, artistas, pesquisadores/as e jornalistas entre outros e outras são perseguidos/as, ofendidos/as, agredidos/as, tendo os salários reduzidos e bolsas de pesquisa cortadas, pela ação do próprio Governo Bolsonaro, militares, paramilitares e milicianos são protegidos e enaltecidos, justificados por um discurso beligerante que enfatiza o ódio e a perseguição àqueles e àquelas que produzem ciência, conhecimento, arte, educação, saúde e informação.
Rejeição à vacinação, com o retorno virulento do sarampo; negação da escravidão no Brasil, inclusive afirmando que ela foi boa para os negros; desejo de submissão da mulher e enaltecimento de uma masculinidade tóxica; discurso armamentista da população; defesa do terraplanismo, entre outros absurdos demonstra o quanto pequena parte da humanidade deseja um futuro de muito, muito antigamente. “Quem me dera, ao menos uma vez, explicar o que ninguém consegue entender.”
E neste momento em que as fake news espalham a mentira por toda a cidade, todo o país, a verdade nunca me pareceu tão imprescindível. Precisamos recuperar a verdade! Precisamos. Para sair dessa política infantil, birrenta e odiosa. Precisamos tanto da verdade para superar esse tempo no qual
“[...] nem os santos têm ao certo
a medida da maldade
E há tempos são os jovens que adoecem
e há tempos o encanto está ausente
e há ferrugem nos sorrisos.
Só o acaso estende os braços
a quem procura abrigo e proteção.”
Quando se faz apologia ao nazismo; quando se compara um homem negro a um animal que pesaria em arrobas; no momento em que um torturador é homenageado em plena Casa da Democracia; no momento em que cristãos simbolizam armas com as mãos, em que se debocha da dor de milhares de pessoas mortas pela COVID 19, carregando um caixão e dançando, "nem os santos têm ao certo a medida da maldade". O encanto vai se perdendo, as utopias vão sendo esmagadas por um tempo presente que não oferece futuro algum, pois somente "o acaso estende os braços a quem procura abrigo e proteção". Esse movimento fascista que aflige o nosso país embrulha o tempo como um papel e o atira no lixo, causando enormes perturbações na história e inúmeros prejuízos ao desenvolvimento humano. Assim caminha a nossa desumanidade brasileira.
Silenciar a música, fechar os teatros, impedir a expressão, acabar com a pesquisa e a educação, asfixiando escolas e universidades públicas, atacar a democracia, ameaçar os indignados e as indignadas com armas, milícias, guerra civil, forças armadas, é um ato histórico que deseja nos levar de volta no tempo, nos reduzindo a analfabetos, escravos, servos de uma classe social branca, que nunca saiu da Casa Grande e quer sua senzala de volta. Quer o capitão-do-mato, legitimado numa farda militar, caçando e açoitando aqueles e aquelas que fugiram para as universidades, para os teatros, para os palcos de dança, para as gerências das empresas, para os cargos de comando, para os lugares de rebeldia no quais se tornaram referências. Nas passeatas pró Bolsonaro eu vejo o tronco erguido nas falas, nas vestes, nos automóveis, nas faixas, nas posturas. Já vejo jornalistas apanhando, profissionais da saúde – enfermeiras, médicas e médicos, auxiliares de enfermagem etc. – sendo ameaçados/as, agredido/as. Eu vejo os brancos comerciantes em seus carros de luxo, exigindo a volta ao trabalho dos seus/suas escravos/as atuais, sob pena de se arriscarem a morrer e a matar, transmitindo o vírus letal para seus familiares. E no entanto, somos “herdeiros da virtude que perdemos”.
Mas não perdemos a toa. Perdemos de forma dolorosa e agora entendemos a importância dela. Agora que tudo “é só tristeza”. Mais que nunca
Disciplina é liberdade
compaixão é fortaleza
ter bondade é ter coragem.
Agora podemos gritar para retomar o “tempo perdido” durante todo esse tempo perverso, feito com o sangue dos nossos ancestrais. “Temos o nosso próprio tempo” e com ele faremos esse tempo que nos faz tanta falta para viver com dignidade. O tempo da democracia, da alegria, da ciência, da paciência, da consciência. O tempo da decência, da verdade, do amor e da solidariedade. O tempo da arte, da poesia, da fartura, da natureza conosco numa profunda comunhão. Há tempos! Haverá sempre tempo para o amor, a justiça, a verdade e paz.
Agora, mais do que nunca, que
Dissestes que se tua voz
tivesse força igual
à imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
não só a tua casa
mas a vizinhança inteira

podemos gritar com ênfase: FORA BOLSONARO!!!!

Joselito da Nair, do Zé, da Ana Lúcia, do Legião Urbana, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com