GOVERNO – DESGOVERNO; GRUPO DE PODER SUSTENTADO PELO ESTADO, ESPECIALISTA EM MENTIR. PODE SER DE ESQUERDA DE DIREITA E DE CENTRO.
S.T.F. - GRUPO FORMADO POR SUPER JUÍZES ESPECIALIZADOS EM CONCEDER LIBERDADE A SUPER LADRÕES. COM RARAS EXCEÇÕES.
SERVIÇO PÚBLICO - SERVIÇO QUE NÃO PRESTA. OS EXEMPLOS ESTÃO NA EDUCAÇÃO, NA SAÚDE, NOS CARTÓRIOS, NA SEGURANÇA, NA HABITAÇÃO, NA CONSERVAÇÃO DE ESTRADAS, NOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ENERGIA. POSSÍVEIS EXCEÇÕES: BANCOS E SECRETARIA DA FAZENDA.
ELEITOR - INDIVÍDUO OBRIGADO A VOTAR E QUE, A CADA ELEIÇÃO, REDUZ AS ESPERANÇAS EM CANDIDATOS (AS) E PROPOSTAS.
CIDADÃO -FIGURA RETÓRICA CRIADA PELA BURGUESIA FRANCESA QUE TALVEZ TENHA EXISTIDO NO BRASIL, QUANDO O ELEITOR SE INDIGNA E PARTE PARA O EXERCÍCIO POLÍTICO, A FIM DE SOBREVIVER NESTE PAÍS.
PARTIDO – INSTITUIÇÃO CRIMINOSA DE CARÁTER POLÍTICO CRIADA POR QUADRILHAS DE LADRÕES, CORRUPTOS E HOMICIDAS PARA ASSALTAR AS RIQUEZAS PRODUZIDAS COLETIVAMENTE.
POLÍTICOS – MARGINAIS QUE USAM GRAVATA E PALETÓ, NÃO TRABALHAM, OCUPAM CARGOS IMPORTANTES E DECISIVOS PARA A POPULAÇÃO EM SECRETARIAS E ÓRGÃOS DIVERSOS, ALÉM DE VIVEREM A ABUNDÂNCIA DO DINHEIRO PÚBLICO. COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES.
PROPAGANDA POLÍTICA – FESTIVAL DE MENTIRAS REALIZADO COM
PATROCÍNIO DO ESTADO DE DOIS EM DOIS ANOS.
OBRAS PÚBLICAS – OPORTUNIDADES PARA GERAÇÃO DE CORRUPÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE RENDA PARA EMPREITEIROS, POLÍTICOS E AGENTES DE ÓRGÃOS PÚBLICOS DIRETAMENTE ASSOCIADOS À MESMA. NÃO TÊM DATA DE INÍCIO NEM DE FIM. PLANEJAMENTO PASSA LONGE.
TV ABERTA – CONCESSIONÁRIAS DE TV QUE EXIBEM PROGRAMAÇÃO DE BAIXO NÍVEL (COM EXCEÇÃO DA TV EDUCATIVA). CUJOS NOTICIÁRIOS SÃO FEITOS SOB MEDIDA PARA DETERMINADO GOVERNO, DE ACORDO COM O DINHEIRO QUE O GOVERNO FINANCIA E A DÍVIDA QUE PERDOA.
PMDB – PARTIDO DE PROGRAMA
DEM - PARTIDO ELITISTA QUE NÃO GOSTA DE POBRE MAS ATUALMENTE É OBRIGADO A FINGIR QUE GOSTA PARA SOBREVIVER POLITICAMENTE.
PT - PARTIDO QUE ERA DOS TRABALHADORES E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. MAS AGORA É DE ALI BABÁ.
PSOL E PSTU - PARTIDOS NANICOS QUE NÃO CONSEGUEM CRESCER PORQUE SÃO MUITO JOVENS E POQUE AINDA NÃO CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO. MAS QUE SÃO CHATOS, POIS, PARA ELES E ELAS, SOMENTE ELES E ELAS SÃO DONOS DO QUE DENOMINAM "VERDADE HISTÓRICA". QUEM DISCORDA DE SUAS IDEIAS É "PELEGO", "BURGUÊS", "ALIENADO". SÃO DITADORES DE "ESQUERDA". SOMENTE ELES E ELAS SÃO CRÍTICOS, SOMENTE ELES E ELAS SÃO INTELIGENTES E PERSPICAZES, SOMENTE ELES E ELAS SÃO REVOLUCIONÁRIOS. MAS NO CONSUMO E NO EXERCÍCIO DA PROPRIEDADE PRIVADA COMPORTAM-SE COMO QUALQUER BURGUÊS. APOIAM A DIVERSIDADE DESDE QUE VOCÊ CONCORDE COM ELES E ELAS SOBRE O QUE É DIVERSIDADE, DE ACORDO COM OS POSTULADOS DE ALGUM GURU DELES E DELAS.
PROGRAMA DE PARTIDO – PEÇA PUBLICITÁRIA ELABORADA POR MARQUETEIROS PARA ENGANAR QUEM ACREDITA EM DUENDES, FADAS E GNOMOS.
PROGRAMA DE GOVERNO – ALGO QUE É MONTADO E DESMONTADO EM FUNÇÃO DOS PARTIDOS QUE APOIAM OU NÃO O GOVERNO.
IMPOSTOS – IMPOSIÇÃO DO ESTADO QUE LEVA O DINHEIRO DO NOSSO TRABALHO PARA PAGAR PRIVILÉGIOS DOS NOSSOS POLÍTICOS.
LIDERANÇAS – NÃO SABEMOS MAIS O QUE SÃO. INEXISTEM NO PAÍS.
COMBUSTÍVEL – ALGO QUE MOVIMENTA AUTOMÓVEIS, LANCHAS, AVIÕES, ÔNIBUS E É GERALMENTE MAIS BARATO NOS PAÍSES VIZINHOS.
SECRETARIAS ESTADUAIS E NACIONAIS – CRIADAS PARA ABRIGAR AS AMBIÇÕES, GANANCIAS E INTERESSES DE DIVERSOS PARTIDOS BRASILEIROS. GERALMENTE O SECRETÁRIO NÃO ENTENDE ABSOLUTAMENTE NADA DA SECRETARIA QUE ESTÁ À FRENTE (COM RARAS EXCEÇÕES).
PROPINA – IMPOSTO NÃO OFICIAL QUE O CIDADÃO É OBRIGADO A PAGAR PARA VER SEU PROCESSO SAIR DA GAVETA. EX.: DINHEIRO QUE PAGAMOS PARA O FISCAL DA PREFEITURA PARA QUE A TRANSFERÊNCIA DO APARTAMENTO SAIA.
DITADURA - PERÍODO DA HISTÓRIA DO BRASIL EM QUE A CORRUPÇÃO REINOU SOLTA, DEIXANDO VÁRIOS ELEFANTES BRANCOS E OBRAS INCONCLUSAS,TAIS COMO A TRANSAMAZÔNICA. E EM QUE MILHARES DE CIDADÃOS, QUE AINDA EXISTIAM NAQUELA ÉPOCA, FORAM ASSASSINADOS.
Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel