sábado, 19 de junho de 2010

Que país não é este?

Eu ainda não tenho um país
eu ainda não sou cidadão,
como posso ser algo
se ninguém me ensinou
se não aprendi?

Que país não é este?
Que endereço
tem essa nação?
Onde fica a Bahia
onde fica o Brasil
que passa na televisão?

Aonde reside a verdade?
Aonde encontro a decência?
Como procuro
Se não há referência?
A propaganda eleitoral propaga
o que não foi feito
o que não tá direito
no governo atado
nos nós
de todos os "carlos"
de todos os calos
e cala-te's da história.

Aonde encontro a nação?
O gigante afetuoso, alegre,
rico, verde, criativo,
produtivo, saboroso.
Aonde existe educação?
De qualidade, com compromisso,
sem artifícios de números falsos.

Eu quero apreender meu país
na realidade concreta
da escola pública,
da saúde de qualidade
que atenda a todos
primeiro os mais pobres.
Eu quero aprender meu país
no respeito às leis
no cuidado com a terra,
com  o verde das matas,
com o azul do céu,
com o incolor das águas.

Creio que só uma mulher,
com jeito menina,
pode me dizer
meu país
pode me contar a história
por uma outra glória
por uma outra via.
Uma tal de Marina
que não se pintou.
Marina me embala
menina da floresta.
No seu colo verde
de espera, esperança
adormeço ninado
nas histórias que me contas
de um novo país: ecológico,
ético, justo, equilibrado.

Autoria: Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com