quarta-feira, 21 de julho de 2010

CAUSA DOS ASSASSINATOS: TRÁFICO DE DROGAS?

A maioria dos assassinatos de jovens entre 18 a 23 anos em Salvador e Região Metropolitana é atribuído pelas autoridades policiais ao tráfico de drogas, como se fosse uma causa já natural do processo social contemporâneo. Tal atribuição soa como uma explicação definitiva do fenômeno macabro e encerra o fim das investigações. Segundo o Jornal A Tarde da sexta-feira da semana passada, 16 de julho de 2010, somente 10% dos mais de 700 assassinatos na Bahia foram solucionados. A polícia baiana precisa admitir das duas uma: ou que é incapaz para garantir segurança pública razoável à sua população em função do contexto político, social e cultural baiano, ou que negligencia a violência quando esta atinge os jovens pobres das periferias do Estado, visto que a causa das mortes prematuras e violentas desses jovens tem causas mais amplas que o tráfico de drogas.
 
Ora, não é preciso ser sociólogo para perceber que o tráfico de drogas se apresenta como uma alternativa viável ao desemprego e à exclusão social que caracteriza a situação de uma parcela significativa dos jovens pobres baianos. A ausência de um governo atuante e eficiente, provido de um planejamento satisfatório, baseado em dados sociais concretos feitos em levantamentos estatísticos sérios, para assegurar a eficácia e a eficiência de políticas públicas voltadas à inclusão social desses jovens, com o apoio de uma legislação severa aos grandes traficantes, que nunca são acusados, muito menos presos, é a causa principal do assassinato em série dos jovens defuntos baianos. Ausência de escolas públicas de qualidade, de acesso ao sistema de saúde, de formação profissional voltada para a vocação local, como o turismo, entre outras iniciativas, quando conjugadas ao racismo, ou por causa dele, além do preconceito social contra os moradores de periferia, começam a matar antes mesmo das futuras balas que perfurarão o corpo de milhares de jovens baianos.

E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes do trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).

Os Melhores Poemas de João Cabral de Melo Neto / seleção de Antonio Carlos Secchin. São Paulo: Global, 1985.

As mortes que se morrem antes do trinta, como sintoma de uma sociedade e de um poder público que se alimentam delas.

Quem mata tantos jovens pobres e negros é o racismo que grassa no corpo social baiano!; Quem mata tantos jovens pobres é a negligência criminosa do poder público, entendido como o Executivo, o Legislativo e o Judiciário; Quem mata tantos jovens é a falta de futuro que, segundo o saudoso cantor filósofo e sociólogo Renato Russo, “não é mais como era antigamente.”; O que mata tantos jovens da periferia e das periferias do centro é a banalização da morte alheia, como se cada mãe, por estar supostamente preparada para a perda prematura do filho, classificado socialmente como pivete ou marginal, não sentisse a dor da perda de seu amado rebento, sangue do seu sangue que escorre inutilmente pelas ruas; O que mata tantos jovens é a impunidade que caracteriza os crimes.

Algum tempo atrás, ao levar meu filho em casa e sair de uma rua na periferia de Salvador, que possui uma transversal que vende drogas faz muito tempo, fui obrigado a parar o carro sob a mira de um revólver. Revistaram-me e ao carro em busca, inutilmente, de drogas. Expliquei-lhes que sempre passo próximo àquela transversal pois quase todo domingo à noite tenho de deixar meu filho na casa da mãe. Mesmo arriscando levar uns tabefes, perguntei-lhes porque eles não iam à fonte do tráfico e não o combatiam no local, já que muita gente está cansada de saber onde vende e quem são os traficantes visíveis? Elaborei esta pergunta em função de uma desconfiança: eles estavam abordando-me, não para combater o tráfico de drogas, mas para, caso eu fosse um viciado, extorquir dinheiro através de ameaças. Claro, não deve ser verdade esse absurdo, foi apenas uma hipótese surreal.

A responsabilidade do assassinato de tantos jovens, portanto, não está no tráfico de drogas. Este se apresenta como uma oportunidade de emprego, com boa remuneração para quem é analfabeto funcional, com clientes de bom poder aquisitivo, que pagam a vista e são fiéis ao produto. Evidentemente que o problema está no processo de demissão. Mas isto não é problema do/para o Estado, nem da/para a sociedade. Segundo o Estado liberal baiano, é uma relação livre entre patrão e empregado, resolvida sem a necessidade de mediação do poder público, pois a solução trabalhista, nesse caso, é resolvida nas repartições fúnebres, sem burocracia.

Autoria: Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel.

Um comentário:

  1. caro colega e marido,
    Seu texto expressa a voz de muitos educadores,(as) pesquisadores(as)que convivem e sabem das dores, estereótipos e dificuldades de jovens pobres e sobretudo negros, para produzirem suas existências e adentarem no mercado de trabalho.
    A equação simplificada de que a "causa das mortes é o tráfico de drogas " não corresponde a outras causas que não foram citadas pelo jornal "A tarde" de 16 de julho de 2010 sobre esta grave questão social.
    Espero ler outros tantos textos aqui neste espaço que nos remete a reflexões fecundas.
    Parabéns!!!!
    abraços,
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir

joselitojoze@gmail.com