quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

CANSAÇO

É. Estou cansado. Cansado de tanto cinismo e tanta mentira dos nossos representantes políticos. Estou cansado de João Henrique e de suas loucuras e indolência. Estou cansado de pagar tantos impostos para ter uma cidade imunda, insegura, mal cheirosa. Estou muito cansado de ouvir baboseiras e, obrigatoriamente, músicas de péssima qualidade, como se a cultura da Bahia fosse apenas isso. Estou cansado de ver um metrô pela metade, que nem inaugurou mas já está em ruínas. Estou cansado da ferrugem que corrói a sinceridade e as palavras apodrecidas dos representantes políticos. Estou cansado do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de Salvador e de seus ônibus caros e lotados; estou cansado dos super salários dos vereadores, deputados e senadores; estou muito muito cansado do atendimento ruim dos funcionários da Receita Federal e dos demais funcionários públicos que exigem respeito do publico, mas não nos tratam com o mesmo respeito. Estou cansado da conta altíssima que a GVT está cobrando no telefone e da tarifa que somos obrigados a pagar.

Estou cansado de Jaques Wagner e das estratégias de poder do PT, do PSDB, do PMDB e do DEMO. Estou cansado dos engarrafamentos, das multas, do apetite desenfreado da Prefeitura e do Estado por nosso suado dinheirinho. Estou cansado da AGERBA e dos serviços ruins das mesmas empresas de transporte intermunicipal e interestadual. Estou cansado do falso discurso da “livre concorrência” do mercado. Estou cansado de Emiliano José, de Javier Alfaya, de Maurício Trindade, de Walter Pinheiro, de Geddel Vieira Lima, de ACM Neto, de Dom Primaz do Brasil, das propagandas mentirosamente deslavadas da Prefeitura e do Estado, do Centro Histórico, dos traficantes, dos policiais corruptos, das “belezas” de Salvador, de pagar R$ 8,00 reais para sentar numa cadeira de praia, da impunidade, dos filhos de uma puta que dirigem perigosamente.

Estou cansado dos bordões: “A luta continua”; O povo unido jamais será vencido”; “Estudante na rua a luta continua”; “A Bahia de todos nós”; “Prefeitura de um novo tempo”, “Cidade do sol”; “Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”, entre tantos outros. Estou cansadão das propagandas da Insinuante e da Ricardo Eletro; das falsas liquidações e ofertas que duram o ano inteiro; cansado dos aniversários da Ricardo Eletro e da Insinuante quando dizem que “quem ganha o presente é você”; Cansado do “Programa do Ratinho”, do “Vídeo Show”, do “Jornal Nacional de Wiliam Bonner e Fátima Bernardes”; dos programas de humor, dos filmes pornô, da propaganda mentirosa do “Bom Preço” e da bicicleta de 5.ª categoria que eles vendem. Estou cansado das religiões e do além que elas descrevem; estou cansado dos sermões de padres e pastores; dos conselhos dos “fiéis” e do deus que eles e elas pregam em suas paredes e em suas palavras. Estou cansado da Universidade do Estado da Bahia e do seu sindicato dos professores. Estou cansado das avaliações de fachada dos programas de formação de professores que a UNEB põe em prática.

É. Estou cansado. Estou de férias e desejaria afastar-me disso tudo por um tempo indeterminado. Algumas coisas não posso, infelizmente. É como dizia Gonzaguinha: “Não dá pra ser feliz.” Mas ando desconfiado, angustiado, com esse silêncio todo, que, para mim, reflete todo esse cansaço em construir um país novo, país que nunca acontecerá aqui, porque o futuro chegou antes mesmo da gente resolver nosso passado. Cansamos de viver que nada de novo acontecerá de fato. Tudo é apenas uma grande ilusão da história mal contada. Não vale consultar os livros didáticos, eles estão cheios de erros intencionalmente errados.


Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com