quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O segredo de aprender

Eu não sabia de nada!
Nunca saberei.
Sei disso agora.
Ainda não sei se sei,
só sei que não sei:
tenho certeza disso.

Só não quero mais fingir.
O louco e o tempo sabiam
que eu, sendo tolo,
mal cabia
no mundo da sabedoria.

Desperto na ignorância
e sonho com sapiências
retorno à infância
relembro que vivo para aprender
só assim
tudo faz sentido em mim.

O segredo reside em si mesmo:
aprendia sem saber como.
Surpreendido com o que em mim engendrava,
germinava em segredo
e se revelava espontâneo.
Ninguém me sabia,
nem eu!

Algo escondia a latência
e se projetava adiante.
Se eu não sabia
havia outro eu
mais interessante
que me inventara
 para se distrair.

Dentro desse eu desconhecido
vivo o ambiente, o meio,
o fim de tudo:
a luz, a água,
a terra, o fogo,
o verde, o azul.

E dentro dessa alquimia eu apreendo
o mundo, o meu inexplicável ser...
O segredo? É "brincar de viver".

Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com