terça-feira, 16 de abril de 2013

ABORTO SOCIAL


A Igreja Católica tem grande poder ainda na sociedade. Suas orientações são seguidas sem questionamentos e sem reflexão, bem como as orientações de outras “torcidas organizadas”, digo, religiões. Pelo menos as torcidas organizadas frequentam o mesmo estádio para assistir a um mesmo evento, no caso, esportivo. Os religiosos, porém, nem isso conseguem. Parece que o deus de um não se dá com o deus do outro e, colocar os dois num mesmo espaço público poderia desencadear uma nova guerra santa. Parece mesmo que nem estão falando de Deus. Mas de deus, uma criação de cada grupo que disputa, Bíblia a Bíblia, prece a prece, pregação a pregação, a hegemonia pelas almas baianas e brasileiras que ainda não foram “salvas” pelo deus de cada agremiação.

Bem, eu não quero ser salvo por ninguém, senão pela própria Vida, que é, naturalmente, o caminho e a verdade. É na vida que Deus está e é nela que eu vou exercendo minha humanidade possível. Entretanto, o que desejo falar neste texto é sobre algo que já falei em outros textos, mas desejo enfatizar em função do contexto que a vida apresenta com a morte violenta de milhares de jovens. Outro dia estava assistindo o excelente Programa Observatório da Imprensa, apresentado pelo experiente Alberto Dines, e, neste programa, foi citado o número de pessoas que morrem pela violência no Brasil: quase 60.000 pessoas por ano! Número funesto de países em guerra civil. Ora, não vejo igreja alguma dizer algo sobre isso. Talvez até justifiquem com a penitente resignação: “é a vontade de Deus.” Bem, de Deus é que não é. Porque Deus é Vida. Pode ser de “deus”, a criação humana de Deus. O deus de “lá ele e de lá ela”. Sei que não consigo ouvir tudo, mas no plano e no alcance da minha audição pouco ouvi um líder religioso ocupar a arena pública discursiva para denunciar essa matança, essa ausência do estado e o nosso silêncio conivente.

Fazem discursos esperados, que não comprometem ninguém, discursos fatalistas, acusando sempre o pecado do outro como origem de tanta violência. Ninguém chama a atenção da secretaria de segurança pública, ninguém reflete o desgosto de Deus diante de tantos assassinatos, de tanta corrupção, de tanta maldade e cinismo. Consideram-se acima do bem e do mal, esses líderes religiosos, consideram-se, muitos deles e delas, como se fossem o próprio deus. Semideuses, pois, do microfone que lhes está reservado, eles pronunciam os discursos que se encontram na esfera do regime de verdade carimbado e autorizado pela tradição. Foucault está certo. Nas operações discursivas o que é mais importante e verdadeiro jamais será dito. Nem pelo (a) pastor (a), nem pelo bispo, muito menos pelo cardeal. Ficará no silêncio inquietante de quem sabe o que deveria ser dito, com coragem, rompendo a margem institucional do dizer e enfrentando o cinismo, a intimidação e as violências simbólicas e físicas que produzem silenciamentos.

Romper com essa margens estreitas do discurso é fundamental para que enfrentemos as mazelas que os governos maquiam ou apagam de suas propagandas, que os pastores riscam do seu mapa discursivo, que os bispos e cardeais preferem não pronunciar, não porque seja polêmico, mas porque o equilíbrio dos podres poderes que nos regem depende muito desses silenciamentos. Eu fui de uma geração que falava mais dos problemas sociais, políticos e econômicos. Ainda herdamos os efeitos da luta pelas diretas já e por todo o movimento político e social dos anos 80. Contudo, submergimos. Mas agora, nesse contexto de tanta hipocrisia é preciso a pronúncia de cada vez mais pessoas. É preciso uma primavera política, social e cultural à brasileira e baiana.

A Igreja Católica, além de outras, por exemplo, é contra o aborto. Que seja. Também, de certa forma, sou contra. Mas uma criança que nasce numa maternidade que funciona precariamente é aborto também. Um aborto em vida. Ter uma escola pública abandonada com professores ruins é aborto também. Ter dificuldades em ser atendido em postos de saúde e hospitais públicos e privados, jogados em macas, esquecidos pelos médicos que tentam, com as condições péssimas de trabalho que têm, atender a todos e a todas na medida do impossível, é aborto também. Ficar presos em ônibus lotados, seja para ir ao trabalho, seja para voltar para casa é aborto também. Ser assassinado numa cidade sem lei é aborto também. Aborto social, porque é responsabilidade de um governo, que administra um estado ineficiente e cobrador de impostos, manter a qualidade de vida de seus habitantes, pagadores de impostos. E o assassinato de mais de 60 mil pessoas, como afirmou Marcelo Freixo no referido Programa acima citado, tem endereçamento. Com raras exceções, que por isso, tornam-se manchete em todos os jornais, são jovens negros e pobres que vivem nas periferias dos grandes centros urbanos. ABORTO SOCIAL COM RACISMO TRADICIONAL. Mas os “sábios” líderes religiosos calam sobre isso. Não reconhecem e, portanto, nem se posicionam contra esse aborto sistemático praticado por nossa falida sociedade.

Sair do “ventre livre” é fácil. Vou corrigir-me: Não é fácil e é doloroso, principalmente para a dona do ventre. Mas viver com saúde, educação, segurança e qualidade de vida é uma luta constante que, muitas vezes, é perdida pelas crianças e jovens que as igrejas, a todo fórceps, quer que nasçam, mas talvez, não queiram ou, no mínimo não se interessam que elas vivam. É como diria nosso brilhante e comprometido poeta João Cabral de Melo Neto:

Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).

O aborto social "ataca em qualquer  idade", principalmente jovens negros e pobres, “ e até gente não nascida”. E o silêncio celebra cada morte no esquecimento nos números dos cadáveres de todos os anos. Que os nossos líderes religiosos falem sobre isso. Que não sejam como o bispo do filme "A Missão", de 1986, que se cala diante do massacre dos índios e missionários em função das ambições colonizatórias e “civilizatórias” dos portugueses.

Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus,
O Emanuel.

2 comentários:

  1. Joselito,
    Concordo quanto à omissão generalizada de Líderes Religiosos. Cadê o nosso M. L. King?
    Sou evangélico e chamo-o à reflexão:
    Líder evangélico digno de respeito é, quase, exceção. Uma pena! Exatamente por serem omissos.
    Mas, os evangélicos, merecem muito respeito, veja:
    a) não precisamos de indigência/vadiagem (nem todos são indigentes) dispersa pelos semáforos e na saída de restaurantes para fazer "boas obras";
    b) não precisamos de instituições, de "fé-pública" duvidosa para fazer "caridade";
    c) já os católicos e espíritas necessitam mortalmente desses contingentes para fazer a "caridade / boa-obra" (baratas) par ir ao céu e/ou encarnar melhor;
    d) já pensou se tivessem de fazer isso mas se a "demanda" fosse infinitamente menor? Ela não seria tão barata (R$: 0,20, 0,50 ou 1,00).
    Ninguém foi mais excluído que evangélico MAS fizemos por merecer a nossa ascensão, INDEPENDENTEMENTE, de que pastor nos liderou porque a Bíblia é a nossa Carta Magna.
    Já a Carta Magna dos Católicos e espíritas é a TRADIÇÃO e a legislação do assistencialismo (quase colonial);
    Já "batizou o menino? Ele vai morrer pagão!".
    Já fez a 1ª comunhão? Olha o encontro com Jesus na eucaristia!
    Já se confessou? Olha a quaresma! São os 40 dias pós-carnaval para garantir a hegemonia da Igraja Católica no Caledário Civil:
    A CNBB-Conferência Nacional do Bispos CATÓLICOS do Brasil (há tantos outros Bispos!) não deixa de imiscuir-se em TUDO!
    É o que Durkheim chama "Coerção Social".
    É relativa a importância do "Líder Evangélico". Mais ainda porque há tanta Igreja Evangélica e surgindo mais. Culpa de Jesus!
    Os evangélicos são crias da pluralidade. Já os Católico são do Monopólio.
    Nas comunidades evangélicas não há a INDIGÊNCIA SISTÊMICA. Ao contrária, vamos à INDIGÊNCIA (material e imaterial) e sequestramos vidas de lá.
    A INDIGÊNCIA LATINO-AMERICANANO É CRIA DA IGREJA CATÓLICA!
    Brasil desenvolvido e Brasil Católico são possibilidades excludentes.
    Os evangélicos não temem um Estado Laico porque não dependemos do Estado e ele pode exercer a sua vocação natural em vez de ficar reconstruindo templos.
    Ah, os PASTORES SÃO OMISSOS EM RELAÇÃO A ESSA FARRA DE DINHEIRO PÚBLICO DESTINADA À IGREJA CATÓLICA.
    Isso me deixa possuído! Essa omissão é tudo o que a Igreja Católica quer.
    Vamos quebrando a espinha dorsal dessa nação MONOLÍTICA e, inevitavelmente, expor o pus dessa lepra.
    Veja as últimas mobilizações. Lá tinha muito evangélico (não "autorizado" pelo seu pastor).
    Pode crer.
    FRANCISCO DE LIMA GOMES
    f_l_gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco,
      Obrigado pela sua contribuição reflexiva. Um dos objetivos do blog é este mesmo: levar-nos à reflexão, ao debate, ao amadurecimento intelectual necessário para a construção de um campo crítico de análise da realidade brasileira e baiana que, de certa forma, pode influenciar nossas ações, partilhando na imensa arena discursiva em que nos inserimos, inevitavelmente. O povo brasileiro está se levantando contra tanto cinismo, tanta intimidação e propaganda sobre o nada que foi feito, e isso é motivo de muita comemoração.
      Entretanto,e, sobretudo pelo motivo da existência do blog, discordo quando você opõe a igreja católica às igrejas evangélicas. Do ponto de vista de lideranças religiosas todos se parecem. Todos querem hegemonia no campo da fé, com seguidores cegos, guiados por seus interesses. As vezes percebo que Jesus Cristo fica em segundo plano, porque primeiro vem o papa, o cardeal, o pastor, o bispo e o padre saltitante/cantante, ou o cantor e a cantora gospel, geralmente brancos, reproduzindo uma imagem religiosa de cunho racista, pois nem nas igrejas Deus conseguiu livrar seus fiéis desse mal brasileiro.
      De toda forma, fico com a comunidade de fiéis, que procuram Deus pela justiça e pelo amor, em suas práticas cotidianas de vida. Agradeço, mais uma vez, a sua participação neste blog, concordando ou discordando do meu pensamento.

      Excluir

joselitojoze@gmail.com