sábado, 16 de abril de 2016

MANDELANDO O BRASIL

Professora: Quem dividiu o Brasil?

Estudante: Professor/a, a pergunta não seria quem descobriu o Brasil?

Professora: Não. Nesse contexto histórico atual a pergunta que fiz está correta.

Estudante: Wiliam Bonner, Miriam Leitão e Wiliam Waack dizem que foi o PT. Mas, desde que sou criança, vejo que somos divididos.

Professora: Ah, muito bem! Você desconfia de quem nos dividiu?

Estudante: olha pró, sou um rapaz negro, nordestino e pobre. Já nasci apartado. Minha irmã nunca foi escolhida para ser a rainha do milho, nem mesmo da laranja ou da jabuticaba.

Professora: Huum. Continue.

Estudante: Só entrei na universidade através das cotas e desde a contribuição dos/as meus/minhas professores/as da educação básica, comecei a perceber que a divisão começou há muito tempo. Teve um autor que eu li que afirmou o seguinte:

A Lei de Terras, em 1850, visou formalizar as posses das terras, no período do fim do tráfico de escravos. Se todos (ex-escravos, brancos que não tinham propriedade, pequenos agricultores) tivessem condições de comprar e regularizar a posse da terra não haveria mão de obra para substituir o sistema escravista. Após a abolição, o Brasil oferece incentivos à imigração e existe o movimento de pobres e ex-escravos expulsos do campo para as cidades para o trabalho em subempregos, com início da criação de bolsões de pobreza nas cidades (VELLOSO, 2013, p. 124).

Então meus antepassados foram impedidos de desenvolverem em paz suas capacidades e produzirem sua riqueza através do trabalho, professora. Eu descobri que não nasci pobre porque meus pais e avós não gostavam de estudar e trabalhar, como eu pensava antes. Eles foram impedidos de se desenvolverem por outros grupos humanos! Foram empobrecidos!

Professora: Muito bem meu jovem! Sua percepção crítica está muito boa. E o seu domínio técnico-científico está aliado a essa percepção?

Estudante: Sim professora. Entendi que minha luta para que a história não se repita passa pelo meu empoderamento através também de uma aprendizagem eficiente, conquistada com muita dedicação e disciplina. Passa pela minha associação com meus colegas, professores/as, grupos, instituições, associações e movimentos políticos e sociais.

Professora: Então vamos reunir essa nação baseados em outros fundamentos e princípios? Vamos mandelar para acabar com esse apartheid nacional?
Estudante: Vamos pró!

Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel.

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joselitojoze@gmail.com