Professora: Quem dividiu o
Brasil?
Estudante: Professor/a, a pergunta não seria quem descobriu o Brasil?
Professora: Não. Nesse contexto histórico atual a pergunta que fiz está correta.
Estudante: Wiliam Bonner, Miriam Leitão e Wiliam Waack dizem que foi o PT. Mas, desde que sou criança, vejo que somos divididos.
Professora: Ah, muito bem! Você desconfia de quem nos dividiu?
Estudante: olha pró, sou um rapaz negro, nordestino e pobre. Já nasci apartado. Minha irmã nunca foi escolhida para ser a rainha do milho, nem mesmo da laranja ou da jabuticaba.
Professora: Huum. Continue.
Estudante: Só entrei na
universidade através das cotas e desde a contribuição dos/as meus/minhas
professores/as da educação básica, comecei a perceber que a divisão começou há
muito tempo. Teve um autor que eu li que afirmou o seguinte:
A Lei de Terras, em 1850, visou formalizar as posses das
terras, no período do fim do tráfico de escravos. Se todos (ex-escravos,
brancos que não tinham propriedade, pequenos agricultores) tivessem condições
de comprar e regularizar a posse da terra não haveria mão de obra para
substituir o sistema escravista. Após a abolição, o Brasil oferece incentivos à
imigração e existe o movimento de pobres e ex-escravos expulsos do campo para
as cidades para o trabalho em subempregos, com início da criação de bolsões de
pobreza nas cidades (VELLOSO, 2013, p. 124).
Então meus antepassados
foram impedidos de desenvolverem em paz suas capacidades e produzirem sua
riqueza através do trabalho, professora. Eu descobri que não nasci pobre porque
meus pais e avós não gostavam de estudar e trabalhar, como eu pensava antes. Eles
foram impedidos de se desenvolverem por outros grupos humanos! Foram empobrecidos!
Professora: Muito bem meu
jovem! Sua percepção crítica está muito boa. E o seu domínio técnico-científico
está aliado a essa percepção?
Estudante: Sim professora.
Entendi que minha luta para que a história não se repita passa pelo meu
empoderamento através também de uma aprendizagem eficiente, conquistada com
muita dedicação e disciplina. Passa pela minha associação com meus colegas,
professores/as, grupos, instituições, associações e movimentos políticos e
sociais.
Professora: Então vamos reunir essa nação baseados em outros fundamentos e princípios? Vamos mandelar para acabar com esse apartheid nacional?
Estudante: Vamos pró!
Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel.
vamos pró.vamos Mandelar
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