quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

AMOR-NATAL

O amor é a coisa mais alegre
O amor é a coisa mais triste
O amor é a coisa que eu mais quero.
Adélia Prado

Fiquei imaginando que o amor é como um círculo. Cada vez mais minha ignorância me ensina que o amor é a realização plena do nosso ser, num retorno eterno aos mesmos lugares. É porque, depois de tantos erros causados pela própria ignorância cega de minha tola vaidade, a gente vai entendendo o quanto faltou de amor e o quanto nos desviamos de nossa realização plena rumo a Deus.

No amor, sempre passamos pelos mesmos pontos, mas, de forma inexplicável, parece que estamos chegando pela primeira vez àquele lugar. Não há saída fora do amor. Somente a maldade, a corrupção e a guerra respondem aos desvios de nossa humanidade pra longe de Deus e, desse modo, perecemos distantes do caminho maravilhoso que nos conduziria à plenitude de nosso ser no encontro com Aquele Que É.

Mas o amor é tão difícil! É tão difícil apaziguar o nosso ser diante de um contexto que nos convida à violência, ao consumo, à falsa realização baseada na obtenção de tantas coisas inúteis, ao apego desesperado a um ego mal tecido na alienação de nossa realização legítima em Deus. É tão complicado agir com a sabedoria que nos leva à superação do conflito rumo ao perdão e à reconciliação. É preciso um exercício permanente através de atitudes firmes, baseadas em convicções fortalecidas por nossa fé. E constantemente nos pegamos nos desviando do caminho do amor. Porque não é fácil amar. Porque somos crianças birrentas ainda, com atitudes tolas que não conseguem mergulhar profundo em si, porque, caso assim o fizéssemos, descobriríamos a originalidade insubstituível de nossa existência a serviço do amor, amando a cada gesto, tornando-nos  “deuses” com Deus, por causa do amor vivido.

E eu, que aqui escrevo, ainda tolo sem saber amar, talvez somente em fugidios momentos de milagre, em que abro mão de “ser mais-não-sei-o-quê” para servir a mais o ser outro que me aponta o destino da humanidade no seu ciclo espiritual no planeta terra.

E somente amando é que eu me encontro. Não um amor piegas, instituído por uma ideologia rasteira. Mas o amor profundo que me faz encontrar no outro a mim mesmo e a Deus.

Feliz Natal, Feliz Amor Nascendo no coração de Todas e de Todos. O Amor Menino em sua plenitude divina.


Joselito Manoel de Jesus, O Emanuel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com