segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Hipocrisia Política Eleitoral Gratuita

Embora eu seja a favor da alternância do poder político, creio que nesse momento a volta do PSDB ao poder central irá representar um grande retrocesso, principalmente para nós, nordestinos. Muitas pessoas pensam que quando a gente vota em Serra está apenas votando em Serra. Quando se vota em Serra está se votando num grupo político e em uma tendência administrativa desse grupo. Pergunto: quem elege o Ministro da Economia? Quem elege o Ministro da Cultura? Quem elege o Ministro da Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outros? Rum. Não é o Serra que elege. É um conjunto de forças políticas e de fatores que barganham e fatiam o poder em troca de apoio. Detesto esse personalismo regado a falso maniqueísmo na propaganda política. O mito do super homem (Serra) versus o mito da mulher maravilha (Dilma) novamente. Pura farsa. É como diz Jorge Luiz Borges: "A realidade é mais incrível que a ficção."

Excelente o texto do padre que denuncia essa hipocrisia através do aborto que continua vida adentro dos mais pobres. O aborto, deve ficar claro, não é só impedir o nascimento de uma criança. Para mim o aborto é impedir que uma criança tenha acesso aos bens produzidos coletivamente pela sociedade que, pelo seu cunho capitalista brasileiro, nega-lhe direitos fundamentais. A morte da menina Larissa por negligência médica no hospital Roberto Santos, é mais um de tantos abortos que são cometidos todos os dias pela ausência de justiça, de políticas públicas e assistência social que assegurem educação e saúde de qualidade, a começar pela alfabetização e pela construção crítica de valores e princípios humanos fundamentais. Nos países que respeitam a cultura os escritores, pesquisadores e educadores são valorizados. Aqui são os policiais, juízes, advogados (tidos como doutores sem ter doutorado) que são mais valorizados, profissionais que não hesitam em puxar uma arma e atirar, independente de quem seja o oponente. Quase todos os cidadãos brasileiros são criminosos perante a lei diante de um sujeito fardado ou portador de uma carteirinha de representante da "justiça". Ainda bem que a coisa está se voltando contra os juízes, tomara que chegue aos políticos, aí haverá uma “comoção geral” em defesa da vida (de algumas vidas privilegiadas) e a mudança da legislação penal. O policial não é um protetor. Está subentendido em nosso contexto autoritário e hipócrita que policial é feito para matar. Matar, matar, matar. As próprias crianças e os jovens das periferias, afirmam que quando crescerem querem ser policiais “para matar ladrão”. A cultura do assassinato é gestada no ventre da sociedade e se volta contra os setores mais frágeis da população. Mas agora juízes, desembargadores e políticos: está chegando a vez de vocês provarem do gosto da sociedade hipócrita e homicida que vocês mesmos legitimam com suas leis frouxas e sua justiça de araque. Qual o assassino fardado que já foi punido pelas suas leis?

Hipócritas!!! Bispos, padres, cardeais, pastores, católicos, evangélicos, espíritas, políticos oportunistas! Garantam e defendam o nascimento, mas garantam que a criança que nascerá vai ter acesso à saúde e que as "doutoras" e "doutores" senhoras e senhores do poder dos hospitais públicos de Salvador, Bahia, Brasil, tratarão a criança com o respeito e a urgência que ela merece; garantam educação de qualidade, com professores bem pagos e competentes; garantam pelo menos um quarto e um berço para a criança dormir tranquila no seio de sua família; garantam parques infantis públicos para as crianças brincarem com segurança e higiene; garantam que os pais dessa criança tenham acesso a uma formação profissional eficiente e eficaz; garantam acesso à justiça. Não deixem a criança nascer no inferno brasileiro que vocês criam todos os dias com sua negligência sistemática a fim de excluir as crianças invisíveis abortadas pela nossa história autoritária e preconceituosa e pela nossa cultura do aborto social!!!

Eu voto em Dilma contra a hipocrisia das igrejas, contra a sacanagem dos tucanos e contra essa sociedade doentia que celebra a morte em suas pequenas e repetitivas ações cotidianas!!!!

Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com