domingo, 21 de novembro de 2010

Educador/Educandos: Diálogos em Filosofia da Educação III

PENSO QUE A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO...
1. Procura entender a educação desde o cerne do pensamento.
2. Sugere métodos qualificados na arte de educar.
3. É uma maneira para que todos nós possamos discutir em conjunto observando o ponto de vista de cada um.
4. Dará a contribuição necessária para o processo ensino/aprendizagem.
5. Dará melhor suporte para trabalharmos em sala de aula, pois busca um conhecimento com criticidade.
6. Vai me auxiliar na compreensão de tal universo tão complexo.
7. Mostre-nos múltiplas visões de como agir em determinadas situações educacionais tomando como base filósofos do passado e atribuindo a essas idéias os problemas do presente.
8. Dará-nos subsídios necessários para entendermos a educação de forma crítica e analítica.
9. Busca conhecer a realidade do aluno, bem como aprimorar os conhecimentos do mesmo, relacionados ao seu meio social.
10. Ajudará a sermos melhores alunos na disciplina.
11. É importante para rever as teorias educacionais.
12. É uma forma crítica do nosso conhecimento.
13. Estuda vários conceitos educativos.
14. Consiste na especulação e discussão de aspectos educacionais
15. Vai ajudar-me a compreender melhores maneiras de como atuar em prol da minha comunidade e na área da educação
16. Ajudará a entender as formas de transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

A Filosofia, como filha da sabedoria, não poderia deixar de abordar a educação como um objeto de estudo, pensando seus métodos, seus propósitos, as concepções de ser humano e de mundo que influenciam os projetos políticos pedagógicos e os planejamentos desencadeados nos processos educativos. E, realmente, A Filosofia da Educação procura “entender a educação desde o cerne do pensamento”. Eu compreendo essa afirmação do seguinte ponto de vista: A filosofia da educação busca investigar e compreender os fenômenos desde as suas raízes. Tem um filósofo conhecido, Dermeval Saviani , que afirma que a Filosofia tem de ser radical, rigorosa e de conjunto. Radical porque deve ir até as raízes do fenômeno. Rigorosa porque toda investigação filosófica deve ter um rigor metodológico; e de conjunto porque para compreender qualquer objeto de estudo é preciso examiná-lo em suas relações, em seu contexto específico e amplo, que o delineia no conjunto de tudo o que ocorre e o faz ter sentido no contexto social, histórico, político, cultural e econômico que o engendra.

A Filosofia da Educação realmente “sugere métodos qualificados na arte de educar.” Mas não apenas isso. A Filosofia da Educação pensa a Educação em seus fundamentos mais profundos. Problematiza as concepções de ser humano e de mundo tidos como ideais, desmascarando as ideologias que sustentam todas as concepções, pois não há concepção de educação que não seja ideológica. A ideologia não é boa nem má, ela é intrínseca a toda concepção humana. Bakhtin , um renomado estudioso da linguagem, afirma que todo signo é ideológico. Mesmo quando vocês está em silêncio, em determinada situação, você está sendo ideológico.

Outras duas contribuições de vocês também são muito importantes para se pensar a filosofia da educação na prática educativa. Foram as seguintes:
 uma maneira para que todos nós possamos discutir em conjunto observando o ponto de vista de cada um.” e...

“Mostre-nos múltiplas visões de como agir em determinadas situações educacionais.”
Essas duas afirmações ressaltam o papel da filosofia na formação do professor que, sendo educador, não se coloca no status de “Dono da Verdade” e distribui a fala em sala de aula, “observando o ponto de vista de cada um.” Vivemos numa sociedade plural, que existe um multiculturalismo crítico, desconstruindo pretensas uniformidades que marginalizam os outros, destruindo-os simbolicamente. É o caso dos evangélicos que discriminam os religiosos do candomblé, ou dos heteros, ou que acham que são heteros, que discriminam os homossexuais, entre outras. Evidentemente que cada um faz sua escolha de fé, e de jeito de viver, estar no mundo. Por isso mesmo é que devemos respeitar o Outro em sua diversidade cultural, tornando a sala de aula um espaço laico, onde o multiculturalismo impere, ao invés da verdade única, imposta e controlada por um grupo de pessoas. Por isso mesmo é preciso procurar a Filosofia da Educação para fundamentar nossa prática educativa na escola e na sala de aula pois ela nos “dará subsídios necessários para entendermos a educação de forma crítica e analítica.” Entendendo crítico não como algo negativo, mas como um posicionamento bem fundamentado sobre determinado assunto/objeto de estudo. E analítico, vem de análise, que é a compreensão do todo pelo exame de suas partes.
Outra coisa bonita que percebi nas manifestações de vocês foi a seguinte:
"Vai ajudar-me a compreender melhores maneiras de como atuar em prol da minha comunidade e na área da educação"
Muito bonito isso. Alguém que está se formando pensando, não em si mesmo, não olhando para seu umbigo, nem seguro em sua vaidade pessoal, mas na comunidade a qual pertence. Uma ideia assim deve ser valorizada. Precisamos olhar para o outro, e não fugir dele(a). Nossos irmãos, nossos parentes, nossos vizinhos. Pois se a gente não ama quem está próximo, como a gente vai amar quem está longe? O amor é feito de olhar. Você deve olhar bem para o (a) Outro(a), olhar demoradamente, reduzindo ao máximo o pré conceito para tentar enxergar melhor, com certo e possível carinho pelas fraquezas que todos nós temos. Eu, Joselito, penso que, se o conhecimento nos afasta do outro ele é maldito. O conhecimento deve nos emancipar de nossos demônios, elevando o outro à sua condição de ser mais, nunca menos. Uma Filosofia da Educação para a emancipação, para a alegria e felicidade que todas as pessoas merecem. E, EU NÃO QUERO QUE VOCÊS SEJAM APENAS “melhores alunos na disciplina”. QUERO QUE VOCÊS SEJAM MELHORES PESSOAS A VIDA INTEIRA!!!

O que vocês pensam disso?

 Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel

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