quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ENTENDO QUE A FILOSOFIA...

1. Traz conhecimentos de concepções abstratas de várias ideologias.
2. Constitui uma forma peculiar do ser humano expressar a sua visão do mundo e do que o cerca.
3. Faz parte da vida de cada indivíduo, que está presente no cotidiano do ser humano.
4. São várias maneiras de pensar determinados assuntos.
5. É uma ciência que explica os fatos pela razão.
6. É a arte da reflexão. A partir daí constrói-se a crítica.
7. Dá-nos embasamento teórico para o raciocínio da nossa vivência social
8. É a reflexão da própria existência e o entendimento a partir do pensamento do todo.
9. É a arte de saber, o retrato da sociedade, mostrando diferentes pensamentos de cada pessoa em relação ao modo de vida e de ver a vida.
10. Não se limita apenas à maneira de falar, mas sim a concepção diferente do mundo em que vivemos.
11. É a ciência que estuda os pensamentos teóricos.
12. É a arte de pensar criticamente, analisar e valorizar o natural em suas perfeitas e desiguais dimensões.
13. É de fundamental importância para os indivíduos, pois o estudo da mesma nos torna pessoas críticas e conscientes.
14. É a ciência que estuda as diferentes formas de pensar.
15. É uma reflexão das circunstâncias desenvolvidas na sociedade, baseada num determinado ponto de vista.
16. É um método de filosofia, quer dizer: pensar e refletir concepções de várias maneiras de discutir.
17. É necessária para a formação social do homem.
18. Permite-nos questionar, refletir, descobrir, indagar.
19. É um dos caminhos que nos leva a compreender determinadas situações, por um lado mais crítico.
20. É um meio pelo qual os pensamentos são expressos de forma diferente (das ciências por exemplo), tornando-nos capazes de refletir com diferentes óticas sobre determinados assuntos.
21. A Filosofia abre os olhos da mente.
22. Discute conceitos, atitudes e comportamento dos indivíduos em seu meio.

Bem, vocês revelam, em seu conjunto, uma noção próxima do que seja Filosofia: Filhos e Filhas da Sabedoria. A Filosofia, como revelou poeticamente um ou uma de vocês, “abre os olhos da mente”. E esse abrir os olhos da mente não é uma questão sobrenatural, nem uma mágica, nem mesmo um dom pessoal. É uma questão, sobretudo, histórica e antropológica. A filosofia surge quando as explicações mitológicas se enfraquecem. Quando os deuses falam os homens calam e se satisfazem com as explicações mitológicas. Mas, num determinado momento da sociedade grega, os mitos vão perdendo a força explicativa e os seres humanos vão sendo obrigados a elaborar respostas para compreenderem os desafios do mundo a partir de si mesmos, de suas potencialidades cognitivas que, naquela época, foi denominado de “razão”. “Decifra-me ou devoro-te”. Então, os seres humanos que se encontravam na Grécia, tiveram a feliz coincidência histórica de nascerem gênios naquele preciso momento, tais como Sócrates e seus pupilos: Aristóteles e Platão, entre outros menos conhecidos, que influenciaram decisivamente o pensamento em todo o Ocidente, chegando até nós. O ser humano, como senhor de sua razão, construiria o “admirável mundo novo .” Essa herança que nos foi transmitida pelo pensamento filosófico clássico, é preciso ser compreendida para que possamos entender o nosso próprio tempo contemporâneo. A Filosofia é um tipo de reflexão das circunstâncias sociais. É um tipo de pensamento, mas não qualquer tipo. O pensamento filosófico exige como um de vocês aponta: método de filosofia, quer dizer: pensar e refletir concepções de várias maneiras de discutir. Existem, de fato, diferentes métodos de se chegar ao conhecimento. A maiêutica de Sócrates, o método dialético, a escolástica, a hermenêutica, a fenomenologia, entre outros, são caminhos que a inteligência filosófica cria e aperfeiçoa para alcançar o conhecimento, a busca inesgotável da verdade. Esses métodos permitem-nos questionar, refletir, descobrir, indagar, analisar dados e sistematizá-los de forma singular e com relativo rigor que o pensamento institucionalizado exige. Portanto, filosofar, não é falta do que fazer. É trilhar o caminho com certo rigor para se alcançar algum saber e provar do seu sabor em forma de sabedoria. É preciso relembrar, porém, como já fiz em sala de aula, que a Filosofia não é uma ciência. Toda Ciência tem seu objeto específico. A Filosofia não. Todo e qualquer objeto é objeto da filosofia, inclusive a ciência, que dá origem a uma disciplina filosófica: a Filosofia da Ciência. Inclusive sugiro a leitura de “Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras”, de Rubem Alves, publicado pela editora Loyola.

Para estudos e reflexões sugiro uma visitinha ao seguinte endereço eletrônico:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com