sábado, 14 de julho de 2012

"Juninhos", "Netinhos" e "Filhinhos" de Lulinha e de outros papaizinhos mandões do Brasil e da Bahia


Os políticos baianos se auto-proclamam líderes ímpares, defensores ardorosos do Estado da Bahia. Fulano Filho, Sicrano Neto, Beltrano Júnior, entre outros “líderes”. Entretanto, ando um tanto quanto desconfiado de que tais “lideranças” não passam pelo teste da realidade, ou melhor: são lideranças de araque, para inglês ver e para baiano acreditar. Como sou um homem de pouca fé, principalmente em se tratando de política partidária, tanto é que não sou chegado a ir a pé a lugar algum, trago alguns elementos de São Tomé para demonstrar empiricamente a minha desconfiança. As estradas da Bahia, estaduais e federais, estão entre as piores do Brasil. Segundo um motorista de uma empresa de transporte intermunicipal, é só sair da Bahia e a gente se depara com estradas conservadas e bem sinalizadas. A BR 324 vai duplicar no dia de São Tentáculos. O único trecho da BR 101 que não está sendo duplicado é na Bahia. Em Sergipe a gente vê a duplicação ampliar a infraestrutura para o desenvolvimento econômico deles.

Na segurança somos violentados pela mentira e pelo descaso: mataram o funcionário municipal Neylton, e, o prefeito desta cidade, vereadores e quase toda a classe política se calou. Até os evangélicos! Morreu um pobre funcionário e nem o seu sindicato se manifestou; o diácono da igreja católica foi assassinado covardemente e o bispo pouco falou, a comunidade católica, imensa quando se trata de orações, está imobilizada; mataram o “Nativo”, esse, pelo menos os familiares, amigos e ambientalistas fizeram um ato respeitável em sua homenagem e em busca de justiça. Somos violentados em nossos salários, no pagamento de impostos, numa educação pública horrível, com quase 100 dias de greve e com índices pífios –Vejam o AVALIE-Bahia –num sistema de transporte coletivo péssimo – tente pegar ônibus na estação Iguatemi das 17h30min h às 19h00min – num ferrorama já enferrujando que numa termina, perdido num bilhão túnel abaixo, num sistema de saúde enfermo e até mesmo assassino. Crer que temos líderes é ser tolo, "inocente", drogado ou débil mental. Nossos líderes são medrosos – e não me refiro somente aos políticos – preferem o silêncio a ter de se comprometerem, são fajutos, bonecos, fantoches, corruptos, cínicos e mentirosos. Não são homens, nem mulheres de respeito, são produtos midiáticos, cheios de slogans e imagens enganosas. Seus discursos são ocos. Olhamos a imagem gigante na tv, mas quando nos deparamos com as atitudes desses políticos meia boca detectamos um fantoche,um humano mínimo, disfarçado com gravatas e bravatas. Em Eclesiastes tem uma frase preciosíssima para o que desejo tanto expressar: “O louvor na boca do pecador não é belo.” Pois é isso. Não há beleza nos discursos que ouço, eles são eivados de mentira e de cinismo.     

Nosso lamentável estado baiano de coisas tem um Governo que se mostra competente ao cortar os salários dos grevistas, caminha numa negociação sem elementos concretos de uma política salarial com os sindicatos dos professores universitários e dos professores da educação básica, reedita o outrora tão criticado “REDA”, etc. Mas não tem competência para combater o tráfico de drogas na Bahia, não tem capacidade de modificar o nome do Aeroporto para “Dois de Julho” novamente; não tem competência para aumentar a segurança nos bairros pobres de Salvador; não tem competência nem liderança em Brasília para solicitar o término do Metrô de Salvador; apesar da alegada amizade com a presidente desse país de voo econômico de galinha, não tem competência para investigar os atos da AGERBA no setor de transporte intermunicipal – não há concorrência no setor há mais de 10 anos!

Ser líder para mim é representar sonhos e esperanças e apresentar atos, atitudes, valores e ações que indiquem capacidade de realização, ou pelo menos esforço, vontade, luta, busca contínua desses sonhos. Líder é aquele que conduz o povo e se deixa por ele ser conduzido. Infelizmente, nossos políticos de esquerda, de direita e de centro – nem sei mais o que é quem! – representam mentira, discursos ocos, cinismo, caráter frágil - Ah, que saudade de Josaphat Marinho! Ah, que saudade de Fernando Santana! Ah, que bom que Erundina existe! - Estamos cheios de líderes fabricados pela mídia: “garotinhos”, “netinhos”, “juninhos” e “filhinhos de papai” que, de povo e de nação nada entendem. Só entendem de voto, de privilégios, de luxo e de conforto, pagos pelo estado, ou seja: pelo povo, é claro, é muito claro, muito caro mesmo.

Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com