terça-feira, 6 de maio de 2014

PATÓPOLIS

 (Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, fatos, pessoas ou situações da vida real terá sido mera coincidência?)
Num certo lugar imaginário...
Tio Patinhas nada em seus milhões subtraídos dos patos através da corrupção.
Os Irmãos Metralha fuzilam patos e patas que precisam sair às ruas para, por exemplo, comprar pão. Como naquele jogo de parque de diversões ganham o ursinho roubado das crianças Zezinho, Huguinho e Luizinha.
Manda-Chuva vem de outra história para governar a violência, a corrupção, o cinismo, o descaso com a saúde, a segurança, a educação e a infraestrutura. Enrola os patos contribuintes com propagandas feitas pelos seus paus mandados.
Bafo de Onça foi um intelectual. Não suportando tanta miséria e cinismo caiu na cachaça e agora vive de bar em bar, de posto em posto de doença do município, entre a cirrose e a indignação alucinada.
Pato Donald era um pato. Funcionário Público pagador de impostos, vivia nervoso praguejando no sofá velho em frente à tv.
Gastão só vive devendo. Comprou carro financiado sem prestar atenção aos juros e não tem dinheiro para encher o tanque. Seu cartão tá estourado e mais da metade do seu salário tá comprometido. Vive, literalmente, de bico.
Pateta, também de outra história, não deixa de ser um pato. Assiste novela, BBB e acredita em papai noel, duende e Jornal Nacional. Só vive rindo. É do time do Peninha.
Mickey. Trabalha na polícia. Arrisca sua vida todos os dias, trabalha com armas antigas e ganha uma merreca. Desconta sua ira no morador da favela. Nunca sai fardado de um quadrinho para o outro.
Margarida era professora do estado. Vivia sempre em crise com o Donald. Também fazia uns bicos pra complementar a renda. Percebeu que Donald não passava de um pato.
Peninha. Chega dá dó. Ficou aluado depois de acreditar piamente nas promessas de Manda-Chuva. Envolveu-se denodadamente na campanha e recebeu uma banana direto de Barcelona. Vive atrás de remédios controlados que estão faltando nos postos de doença do estado. É voluntário na Copa do Mundinho, que se realiza no Brasil.
Ah. Margarida e Donald foram fuzilados pelos Irmãos Metralha numa tentativa de assalto bananal, deixando órfãos Huguinho, Zezinho e Luizinha.

Joselito da Nair, do Zé, da Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com