sábado, 11 de fevereiro de 2012

VÁ PRA FIFA QUE O PARIU!!!

Texto de JC Teixeira Gomes, A terceira guerra, jornalista e membro da academia brasileira de letras da Bahia, publicado no jornal A Tarde de hoje, sábado, 11/2/2012, traz importante reflexão que resolvi compartilhar convosco um trecho da mesma. Segundo ele,

Não é possível admitir que o governo desconheça a indagação que milhões de brasileiros fazem, pelo país afora: se não há dinheiro para o essencial, como pode sobrar para a construção de tantos estádios de futebol, muitos dos quais tendo passado por reformas recentes, como o Maracanã? No Rio, além do Maracanã, pronto em 2007 para os jogos panamericanos, o governo levantou ainda o caríssimo estádio do Engenhão, tão ocioso que foi entregue a um clube para administrar. Outras perguntas pertinentes: como o poder público se dispõe em São Paulo a ajudar a construção do estádio do Corinthians para a copa, numa cidade dotada do excelente Morumbi? Por que implodir o velho estádio Fonte Nova, cuja arquibancada antiga nem terremoto derrubaria, toda ela, desde a fundação assentada num morro? A mesma pergunta percorre o Brasil inteiro, em cujas cidades principais faraônicos estádios estão sendo erguidos, para uns poucos jogos em poucos dias. Exigências da Fifa? Mas que obrigação tinha o Brasil de assumir esses gigantescos eventos esportivos e, pior ainda, em sucessão?

Falta dinheiro ao poder público? E o que dizer do que está acontecendo no Rio e em São Paulo (não são exemplos isolados), onde juízes “receberam verbas entre 400 mil e 1,5 milhão (sic!) relativas a reajustes e auxílio moradia”, além de numerosos magistrados terem obtido “pagamentos antecipados, sem que constassem em seus contracheques”, segundo noticiou “O GLOBO”?

Enfim, ninguém desconhece neste país o que os governos despendem com assembleias, câmaras de vereadores, órgãos do judiciário, verbas orçamentárias, cartões de crédito, em suma, uma cornucópia sem fundo do dinheiro do contribuinte, que sustenta com folga a orgia do desperdício.

JC Teixeira Gomes nos traz outros elementos ocultados pela Rede Globo por seus repórteres e reportagens sobre a greve dos policiais e dos demais funcionários públicos, que deveriam ser precipitados no ostracismo da audiência, por mentir, ocultar a verdade, colaborar com o processo sistemático de marginalização dos movimentos sociais. Devemos tentar aglutinar os movimentos e representações sindicais para expormos toda essa mentirada oficial, orquestrada pelos poderes de uma burguesia insana que não está nem aí para o sofrimento da população brasileira e daqueles que servem a essa população, a despeito de serem tratados como trabalhadores de segunda classe. Devemos usar a informação em rede e discutir, canto a canto, boca a boca, esse processo de homicídio dos direitos de organização, representação, mobilização e luta dos trabalhadores brasileiros, que a Globo, junto aos governos, tenta exterminar.

Ah. Gostaria de solicitar encarecidamente ao PT: Desça desse seu muro ideológico completamente! Troque a denominação partidária! Tenha coragem de assumir sua condição de representante dos interesses capitalistas nacionais e internacionais!!! Deixe em paz os movimentos sociais e instituições sindicais, retirando deles os seus observadores e fingidos representantes de araque. O seu Brasil, PT, pode até estar crescendo, mas o nosso, o Brasil das classes populares e dos trabalhadores, o Brasil da educação, saúde e segurança públicas, está definhando. Vá com o seu Brasil para a Fifa que o pariu!!!

Joselito Manoel de Jesus, professor universitário do estado lastimável de coisas da Bahia.

2 comentários:

  1. Se é que posso chamar de nova modalidade de pão e circo. Este discurso que confronta os interesses políticos e econômicos subjacentes a Copa. Antes era futebol-arte, hoje é fute-business.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é André. Daqui a pouco vou postar um vídeo onde Wagner está defendendo a greve dos policiais em 2001.

      Excluir

joselitojoze@gmail.com