domingo, 6 de dezembro de 2009

Ex-Cola

Ex-cola

O aluno cola
essa ex-cola não cola,
gruda, mas não cola.
Não cola mesmo!


Essa ex-cola não bola
não joga,
não brinca,
não cria, não gira,
não rola.

Essa ex-cola ôca
chula
choca!

Essa ex-cola brinca
com sua função.
Não cola
ensino com aprendizagem;
objetivos com avaliação;
inteligência com percepção;
ciência e prudência;
ética com cognição;


Essa ex, cola
o aluno cala
passa
de qualquer forma
de qualquer cola.

Autoria: Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, O Emanuel

Um comentário:

  1. Muitas vezes a escola nos emburrece. Agora eu percebo isto com meu filho. Eu o ensino a pensar discutindo TEX, Titanic, 2012, entre outros produtos culturais contemporâneos. Ele me dirige muitas perguntas e eu, tenho o maior prazer de não respondê-las. Quer dizer: ofereço pistas, articulo saberes e conteúdos; Matemática, Geografia, História, Ciências, Língua... Tudo isso ele estuda comigo. Fazendo perguntas e procurando respostas. Mas essa ex-cola que tá aí. Mata o ser que é curioso por natureza. Inspiro-me no mestre Paulo Freire a que admiro profundamente.

    ResponderExcluir

joselitojoze@gmail.com