quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Fins de Mundo

Quando eu era menino, minha mãe dizia que minha avó lhe havia dito que o mundo iria se acabar no ano 2000. Esse ano para mim era cheio de mistérios, de esperas, de ansiedade. À medida que fui crescendo, e o ano 2000 se aproximando, fui esquecendo o quanto ele era letal para a humanidade. Mas, de vez em quando, recordava-me dessa profecia. Aliás, minha mãe sempre tinha o mal ou o bom costume de relembrar-me do fim do mundo e do quanto eu ainda tinha de mudar alguns procedimentos para estar preparado para o julgamento final.


A partir daí minha vida tornou-se uma miscelânea de fins de mundo. Tinha o fim do mundo de Raul Seixas:


Quem vai chorar, quem vai sorrir ?
Quem vai ficar, quem vai partir ?
Pois o trem está chegando, tá chegando na estação
É o trem das sete horas, é o último do sertão, do sertão
Ói, olhe o céu, já não é o mesmo céu que você conheceu, não é mais
Vê, ói que céu, é um céu carregado e rajado, suspenso no ar
Vê, é o sinal, é o sinal das trombetas, dos anjos e dos guardiões
Ói, lá vem Deus, deslizando no céu entre brumas de mil megatons
Ói, olhe o mal, vem de braços e abraços com o bem num romance astral


Amém.

Tinha também o fim de mundo da Bíblia...



E Sofonias ameaça com os seguintes termos (I, 14-17): "Próximo está o grande dia de Yahvé, próximo e chega velozmente. Já se ouve o ruído do dia de Yahvé e até o valente dará gritos de espanto! Dia de ira será aquele dia, dia de tribulações e de angústia, dia de calamidade, e de miséria, dia de trevas, de escuridão, dia de nuvens e de espessos aguaceiros, dia de trombetas e de alarmes contra as cidades fortificadas e os altos torreões. Eu incutirei angústias aos homens e eles caminharão como cegos, porque pecaram contra Yahvé, seu sangue será derramado como pó e sua carne atirada como excremento...". E acrescenta Isaías (24, 1-6): "Por isso a maldição devora a Terra e restará somente um pequeno número".(http://www.esoterikha.com/grandes-misterios/fim-mundo-profecias/biblias-guerras-anticristo-apocalipse.php).
Eu então, ficava pensando nos diferentes fins de mundo que haveriam de acontecer. Quando era mais jovem, inexperiente e muito crente, quando andava na igreja, acreditando que estava andando no caminho para o senhor. Tentava não me masturbar, pois naquela época era pecado. Tentava não querer transar a todo minuto – hoje a toda hora. Viajei na maionese, literalmente! Tentava ser santo, enfim. Imaginava um meteoro gigantesco, como o que se supõe destruiu os dinos; imaginava a volta do senhor, com seu olhar severo sobre minhas masturbações e o meu envio sem dó para os infas. Imaginava um anticristo governando o mundo e destruindo a terra em nome de seu pai, o “coisa ruim”. Mas, para minha decepção, e alívio, o fim de mundo não veio no ano 2000. E a palavra de minha bisavó, e da minha avó e da minha mãe? Agora, o cinema acalentou um pouco minha decepção. Pode ser daqui a dois anos. “Bom, muito bom.” E a Igreja também colabora. “Ninguém sabe o dia e a hora”, já repetia meu pai, e o padre apoiava! Só Jesus sabia, talvez nem ele, só o Pai. Fiquei remoendo o fim do mundo nos diversos fins que poderiam ter sido e que não foram.

E, agora com o fim do mundo do cinema, interpretado a partir dos escritos dos Astecas, “2012”, traz uma mensagem científica e também esotérica, de uma renovação da terra por um futuro inexorável, onde o sol determinará o fim do mundo que conhecemos. Poucos pobres escaparão do final de uma humanidade que, por salvar muitos ricos e poderosos, não conseguirá se renovar, e assentirá com a escatologia bíblica. A humanidade, embora com poucos humanos, será a mesma de sempre: ricos contra pobres; brancos contra negros, índios, amarelos; homens adultos contra mulheres, jovens, anciãos e crianças; heteros contra homossexuais. Assim, a humanidade repetirá a velha humanidade e sucumbirá no juízo final.


Entretanto, tenho certeza que o fim do mundo está chegando, e o bom que ainda não sou avô. Não vai ser um meteoro, nem vai ser um diabo qualquer - ou talvez o anticristo seja brasileiro. Que bom, mais um título pra nós!- Creio que o fim do mundo está derretendo as camadas de gelo; o fim do mundo está extinguindo a flora e a fauna; o fim do mundo está corrompendo todos os homens, principalmente no Brasil, na Bahia e em São Francisco do Conde, onde o diabo deita e rola na grana que emana da exploração do petróleo; o fim do mundo está na injustiça que impera no judiciário, no juizes que vendem sentenças e a alma por alguns milhares de reais, no executivo que começa e termina obras na propaganda, e no legislativo brasileiro que se vende por um mensalinho, mensalão ou mesmo uns poucos trocados, como fez Severino Cavalcanti e outros; o fim do mundo está numa criança cheia de agulhas, introduzidas em seu corpo pelo seu padrastro; o fim do mundo está na meningite, que após o carnaval vai espalhar-se por todo o Brasil. O governo Wagner sabe disto e deve ter prudentemente vacinado toda a sua família; o fim do mundo vem no mensalão do PT, do PSDB e do DEMO. Demo, nada a ver; o fim de mundo está em Copenhague, no Iraque, nos Estados Unidos da América e na Venezuela.

Enfim, o fim do mundo não vai ser causado de fora. A terra sofre o fim que o ser que se diz humano está causando, em nome do lucro, do furto, do roubo, do assalto, do cinismo, do gozo imediato. É esse fim que está aí, acontecendo diante nossos olhos, nos jornais diários. Um fim de mundo desses, ninguém merece!!!

Joselito da Nair, do Zé, do Rafael, de Ana Lúcia, de Tantas Gentes e de Jesus, o Emanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

joselitojoze@gmail.com